Pensamentos escritos em noites frias

Wednesday, September 08, 2004

O que é a consciência?

Que pergunta fenomenal, sem resposta aparentemente, mas creio que posso fazer algumas alusões sobre o que pode vir a ser essa arma psicosomática da alma.
Depois de muito pensar, concluí que a consciência é um instrumento que nossa alma (mente) usa para nos controlar, porque as vezes, nós pensamos em coisas que sabemos que é errado de certa forma, e é aí que a consciência entra em ação, barrando-nos antes que façamos algo que causará arrependimento, falo isso por falar, por acreditar que funciona assim, vim pensando no caminho de casa.

Pensei também sobre aquela questão maniqueísta, e depois de uma aula magnífica sobre ideologias de sistema, eu percebi que não importa o quão questionador seja este jogo do bem contra o mal, de maneira que o certo seria as pessoas terem consciência (aí me veio a pergunta que antecede essa parte do post) do seu papel na sociedade, onde o importante é saber distinguir entre o meu e o direito alheio, falando de uma maneira geral, não citando apenas questões físicas, como crimes ou outras coisas, mas também de todo um aparato emocional, ninguém tem o direito de destruir os sonhos dos outros, ninguém tem o direito de trair um amigo, de descartar toda uma confiança depositada, ninguém tem esses direitos, de acabar com a vida de alguém que, geralmente, influência a vida de mais pessoas que estão ao seu redor, ninguém tem o direito de se julgar melhor ou superior a ninguém; direito, o que é isso? quem inventou? por que inventaram? pra que? como? em qual circunstância? talvez as Leis das 12 Tábuas serviram para o cenário na qual estavam inceridas, mas e hoje? o que aconteceu? por que o individuo se desumanizou de maneira tão abrupta a ponto de achar que tem o direito de tirar a vida de um indigente a pancadas durante a madrugada? a que ponto chegamos...

Acredito que se todos refletissem ao menos um minuto por dia sobre o que fizemos para tentar mudar o mundo nesse dia, tudo seria diferente, não esqueceríamos do amor, da fraternidade, do sorriso e da esperança.

Esse é o meu recado hoje,
lembrem-se, vocês não estão sózinhos no mundo

0 Comments:

Post a Comment

<< Home